A AUTOCOM 2017 contou com a presença de representantes de Secretarias de Fazenda onde os visitantes do evento tiveram a oportunidade de assistir a palestras com informações importantes para realizarem suas estratégias de mercado.

A Secretaria da Fazenda de São Paulo participou deste evento com palestras no espaço “AUTOCOM TALKS”, durante os 03 dias de evento, além de participarem do “Painel de Soluções Fiscais”.

Em uma das várias apresentações da Sefaz/SP, os visitantes obtiveram a informação do número de equipamentos SAT em funcionamento no Estado de São Paulo, com dados atualizados até 01.04.2017, qual seja: 175.813 equipamentos, sendo que há um total de 121.763 contribuintes utilizando o referido equipamento.

Além disso, no “Painel de Soluções Fiscais”, foram apresentadas as expectativas de datas de utilização de leiautes do equipamento SAT. O leiaute atual é o 0.07, sendo que o leiaute 0.06 permanecerá sendo aceito até 30.06.2017. Cabe dizer que o início do leiaute 0.08 está previsto para 01.07.2018.

As principais mudanças de destaque do leiaute 0.08 apresentadas foram as seguintes: o SAT passará a validar a versão do leiaute enviado pelo AC (Aplicativo Comercial), conforme Tabela de Vigência de Leiaute disponível nos parâmetros de gestão. Ou seja, o AC (Aplicativo Comercial) deverá utilizar um leiaute vigente para gerar o CF-e; para combustíveis e lubrificantes haverá o código da ANP (padrão e vigência); haverá campo específico para o CEST.

Por fim, a Fazenda de São Paulo indicou que a solicitação da AFRAC quanto a alteração da Especificação Técnica do Equipamento SAT no que tange ao dispositivo de informação audível ser facultativo foi atendido e deverá ser publico no DOU na próxima Especificação Técnica de Requisitos do SAT-ER 2.21.08.