O Presidente da AFRAC, Zenon Leite Neto, participou da NRF 2017 e conferiu de perto todas as novidades apresentadas nesta edição.

 

O evento, que aconteceu em Nova Iorque entre os dias 15 e 17 de janeiro, apresentou o que há de mais novo na indústria mundial do varejo. A AFRAC que sempre acompanha de perto todas as novidades, também participou do evento para ficar por dentro de todas as novidades e lançamentos mundiais.

 

Este ano os grandes destaques do evento foram Dados e tecnologia avançada em softwares, inovações em treinamento estratégico de equipes, soluções em logística e realidade virtual, visando o aumento do consumo. Afinal, a cada dia a busca do consumidor por experiências inovadoras vem desafiando o varejo a se inovar constantemente e na NRF não podia ser diferente.

 

Atendimento e persuasão foram alguns dos temas que tiveram mais destaque este ano. Durante todas as palestras, temas como comportamento e treinamento de pessoas foram muito abordados. A forma como o cliente será atendido fará toda a diferença para o sucesso de qualquer negócio. Quando falamos em recrutamento, temos que estudar o perfil do profissional, ensiná-lo e treiná-lo, para que possamos extrair seu ponto forte, fazendo com que ele atenda da melhor maneira possível, se destacando nas vendas.

 

O grande destaque do ano foi para Dados, basicamente todos os especialistas abordaram o tema e a sua utilização inteligente na hora da venda. “Saber utilizar sabiamente os dados dos clientes traz uma personalização para a venda e consequentemente uma experiência única para o cliente. Hoje os clientes querem viver experiências autenticas e querem ser surpreendidos. A utilização cautelosa e perspicaz dos dados pode proporcionar isso de forma positiva para ambos os lados”, explica Zenon Leite Neto, presidente da AFRAC.

 

Alguns palestrantes também abordaram as vendas online e a necessidade do varejista de se preparar para poder superar todas as expectativas dos clientes, através da utilização perfeitamente executada e personalizada dos dados. “Com um banco de dados bem elaborado, a venda online pode se tornar muito prazerosa. Se o cliente encontrar todos os tamanhos e cores, novidades, sugestões de produtos que se encaixam em seu perfil, sugestões de utilização do produto, uma forma de pagamento agilizada e uma entrega rápida, não tem como não agradar e fidelizar este cliente”, conta o presidente.

 

Outro grande destaque foi a realidade virtual. A tecnologia vai além de conquistar o cliente, ela também é importantíssima para a gestão da loja. Na edição deste ano, os visitantes puderam visitar uma loja montada virtualmente ao lado da feira e estudaram a sua programação visual.

 

A realidade virtual auxilia na hora de planejar, por exemplo, a exposição dos produtos, organização de estoque, entre outros. Quando pensamos no cliente, ela proporciona que o cliente possa estar dentro de supermercado físico, porém na sua própria casa, passando por toda a experiência de estar no estabelecimento e poder comprar no conforto do seu sofá. Outro exemplo é que os clientes podem visualizar como ficam os móveis na casa, escolham tamanhos e cores na mesma plataforma, e por fim realizem a compra.

 

A realidade virtual vem a ser uma tendência fortíssima no varejo. Poder fazer a simulação e a venda numa mesma ferramenta, vai de encontro com uma tendência mundial de omnichannel, a cada dia mais presente no varejo”, explica o presidente.

 

Logística foi outro tema que este ano apresentou soluções inovadoras. “O varejo tem que continuar explorando a parte emocional o poder de venda por impulso. Soluções para centros de distribuição combinadas com dados e perfil de compradores por região, colaboram substancialmente para entregas rápidas e controle de estoque, afinal, para não haver ruptura não pode faltar produto de distribuição. Na minha opinião, para o sucesso completo de uma venda, a entrega do produto no mesmo dia, já é um item essencial hoje”, explica Leite Neto.

 

Com todas essas novidades, o evento trouxe novidades muito positivas para o mercado e ideias realmente geniais para a satisfação deste cliente hoje que tem um perfil mais exigente e mais preparado na hora de comprar.

 

Se formos pensar todos os temas abordados com destaque este ano são pontos cruciais para uma venda acontecer com perfeição: atendimento de qualidade, banco de dados com informações precisas sobre o cliente, tecnologia e realidade virtual para que o cliente não precise nem sair de casa, e entrega rápida e eficaz. Todos esses itens se bem trabalhados tornam a venda um verdadeiro sucesso”, finalizou Leite Neto.