Este ano iniciamos com notícias e estatísticas dando indícios negativos para o varejo. Contudo, vivenciamos há poucos dias uma AUTOCOM com números bem positivos e expressivos o que superou todas as nossas expectativas. Em meio à um ano em que o país se encontra em um momento delicado para a economia,  a feira  que representa um mercado importante, que movimentou em 2016 3,81 Bi, nesta edição, foi na contra mão dos números negativas e deu um salto importante na visitação, crescendo em 14%, nesta edição tivemos mais de 7.400 visitantes. Isso nos deixou imensamente satisfeitos e gratos pelo envolvimento de todos os expositores por acreditar que poderíamos fazer um grande evento.

 

Investimos consideravelmente no evento, tivemos muitas novidades para incentivar a automação, palestras gratuitas com conteúdos importantes para capacitar os visitantes da feira, o Inova AUTOCOM movimentou bastante o evento trazendo este público que é animado, criativo e inovador, muitos negócios foram gerados no evento, o objetivo de fazer business entre grandes corporações e startups foi alcançado.

 

O Sebrae foi o grande incentivador do RetailExperience,  trouxe ambientes de varejo onde pode-se observar na prática como a tecnologia impulsiona e contribui com a gestão, trazendo inovação, mobilidade, melhor experiência de compra, fidelização, otimização e como  reflexo disto alavancar a receita do varejo.

 

O Inova AUTOCOM foi um dos grandes destaques este ano. Foi um experimento com 16 Startups. O Inova fez o maior sucesso, muitas pessoas e empresas nos procuraram durante esta edição do evento, encantados com a qualidade dos cases e dos negócios que foram gerados e com isto pediram para que 2018 exista mais startups expondo no evento, os visitantes que nos incentivaram no aumento deste espaço nos mostraram que de fato esta é uma relação onde todos ganham e isto movimenta o mercado como um todo.

 

Na AFRAC temos consciência de que o cenário mudou e não adianta termos apenas tecnologia na AUTOCOM. Entendemos que é preciso compartilhar conhecimento de qualidade para os empresários visitantes, esta é nossa missão como Associação, por isso tivemos o espaço da AUTOCOM Talks. De forma gratuita, este ambiente trouxe conteúdos para contribuir com diversas áreas, foram apresentados assuntos ligados à Gestão, Gerenciamento Fiscal, Marketing, indústria 4.0, Conhecimento Contábil, Noções Administrativas, Compliance, Comportamento do Varejo, o tão famosos assunto sobre flexibilização das leis trabalhistas, difal, entre outros temas com palestrantes altamente qualificados nos assuntos.

 

A participação do SEBRAE este ano trouxe uma qualificação significativa para os varejistas que foram a feira, eles tiveram o privilégio de fazer um diagnóstico da sua empresa e receber um material de como planejar o seu negócio, além de receber dicas valiosas dos consultores do SEBRAE, com o diferencial de ter todo este suporte de forma gratuita. Este casamento entre tecnologia e o conhecimento do SEBRAE colaboraram positivamente para os visitantes saírem de lá com uma gama de informações preciosa.

 

A cereja do bolo veio com os depoimentos de nossos expositores. Diversos associados se mostraram imensamente satisfeitos com o resultado do evento, com as parcerias e os contatos que fizeram durante a AUTOCOM. A maior parte de nossos expositores já fecharam contrato para o próximo ano e isso me deixou imensamente satisfeito e otimista.

 

Os visitantes que foram ao evento realmente buscavam conhecimento a mais, parcerias, gestão, tecnologia e criatividade para fazer o novo, buscar um diferencial no mercado, eles de fato alegam que aproveitaram a participação do evento em todos os quesitos, nos deixando muito satisfeitos e contentes com o resultado final, com certeza estamos empolgados para que a próxima edição da feira tenha ainda mais sucesso, afinal, em 2018 comemoraremos a vigésima edição do evento! Espero vocês para comemorar conosco!

 

Zenon Leite Neto – Presidente da AFRAC.