-- AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços



Benefícios do Open Banking serão percebidos gradualmente, diz BC.

Por Portal R7 em 02.02.2021 - 

Roberto Campos Neto avalia que o serviço vai aumentar a eficiência e a competitividade no sistema financeiro nacional

Ao abrir evento que marca o início da primeira fase da implantação do Open Banking no Brasil nesta segunda-feira (1º), o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, disse que os benefícios do novo sistema ficarão visíveis ao longo dos próximos meses e anos.

"O Open Banking está para o sistema financeiro como a internet está para a sociedade. Os benefícios e casos de uso serão visíveis ao longo dos próximos meses e anos", disse Campos Neto.

"Benefícios serão visíveis nos próximos meses e anos" diz Campos Neto
DIVULGAÇÃO/BANCO CENTRAL DO BRASIL


O Open Banking dará aos clientes de instituições financeiras o poder sobre seus dados cadastrais e de transações como meio de fomentar a competição e acesso a serviços mais baratos e melhores.

Nessa primeira fase, as instituições financeiras e de pagamento terão que disponibilizar informações sobre as características e preços dos seus produtos. A previsão é que todas as quatro fases de implantação do modelo sejam concluídas até o final deste ano.

"Contudo, o ecossistema deverá continuar a evoluir mesmo após a implementação de todas essas fases, com o desenvolvimento do próprio mercado", disse Campos Neto, ressaltando que o open banking visa aumentar a eficiência e a competitividade no sistema financeiro nacional.

Segundo o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, o público-alvo principal dessa etapa são as próprias instituições financeiras ou de pagamento, desenvolvedores, potenciais fintechs e acadêmicos.

A expectativa, segundo ele, é que, a partir da disponibilização dessas informações, sejam criados sites e empresas que se dediquem a comparar características e preços dos produtos bancários, em benefício dos clientes.

 

Link original do conteúdo: https://noticias.r7.com/economia/beneficios-do-open-banking-serao-percebidos-gradualmente-diz-bc-01022021

 

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080