-- AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços



Crescimento do Pix foi além do que BC esperava, diz Campos Neto

Por Portal Valor Investe em 23.03.2021 - 

O total de chaves do Pix está em 181,8 milhões, bem acima dos 20 milhões previstos nos seis primeiros meses

O total de chaves do Pix está em 181,8 milhões, sendo 174 milhões de pessoas físicas e 7,8 milhões de pessoas jurídicas, afirmou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

"O crescimento foi muito além do que esperávamos", disse em participação gravada no domingo e transmitida nesta terça-feira no 14º Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP), organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

De acordo com Campos, a estimativa do BC era que houvesse o cadastro de aproximadamente 20 milhões de chaves em seis meses. "Tivemos isso em menos de uma semana", afirmou.

Já o tíquete médio das transações está em R$ 778,4, valor também maior do que o esperado pelo BC. Até o fim de fevereiro, as transferências realizadas por meio do sistema instantâneo de pagamentos desde o seu lançamento estavam em 275,3 milhões, somando R$ 197,7 bilhões.

O BC planeja que o uso do Pix se torne ainda mais simples. "A ideia é que o Pix seja tão fácil quanto passar uma mensagem", disse.

Na apresentação, Campos também destacou que as duas maiores credenciadoras de cartões de crédito ocupavam 85,2% do mercado em 2015. No ano passado, a participação dessas duas empresas caiu para 57,2%. A ideia, segundo ele, é que essa participação caia ainda mais em termos percentuais, mas que ela faça parte de um "bolo maior".

No caso do open banking, Campos lembrou que várias plataformas ligadas ao sistema financeiro em implantação vêm sendo compradas por grandes bancos, o que sinaliza o sucesso da iniciativa.

Por fim, reforçou que "mais recentemente tivemos alguns sinais" de que o mercado "começa a precificar" uma reflação global no futuro, puxada pela combinação simultânea de diversos programas de liquidez e avanço da vacinação.

"Mas não é nada que crie um grande problema", disse.

 

(Esta reportagem foi publicada originalmente no Valor PRO, serviço de informações e notícias em tempo real do Valor Econômico)

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080