Whatsapp é liberado pelo Banco Central para fazer transações bancárias!

Artigo produzido pela nossa associada Shipay -

Aguardada desde o ano passado, a opção de utilizar o Whatsapp como ferramenta para fazer transações bancárias foi finalmente autorizada pelo Banco Central. Por enquanto, a funcionalidade ainda não está disponível, o Whatsapp divulgou nos últimos dias que está em fase de finalização para oferecer a opção assim que possível. Com a autorização do Bacen, o Whatsapp responde pelo papel de “iniciador de pagamento”, uma categoria que se tornou possível com o início da implantação do Open Banking no Brasil.

Isso significa que, uma vez que o serviço estiver disponível, ele se posicionará como um “mensageiro” entre pagador e recebedor. As taxas para o uso do serviço serão definidas pelo próprio aplicativo. É preciso esperar o aplicativo colocar o serviço em prática no mercado, mas já de antemão vemos esse movimento como um passo positivo diante do que se espera para um futuro próximo com todas as possibilidades do Open Banking.

Do ponto de vista de adesão, essa ferramenta tem grande potencial para aumentar ainda mais a familiaridade da população com os pagamentos digitais. Um grande ponto positivo é justamente a penetração do Whatsapp no Brasil, com mais de 120 milhões de usuários. O uso massivo da plataforma tem seu lado positivo do ponto de vista de potencial de adesão, mas esse mesmo ponto aumenta a preocupação em relação à segurança.

No uso informal, o Whatsapp é uma das plataformas mais usadas para a aplicação de golpes financeiros via PIX, segundo a Federação Nacional dos Bancos (Febraban). Pesquisa feita pela PSafe no ano passado mostrou que 8,5 milhões de brasileiros já tiveram o Whatsapp clonado em algum golpe.

De olho nas duas pontas, tanto o potencial de alcance do Whatsapp quanto a questão da segurança, a Shipay desenvolveu uma solução de pagamentos para ser utilizada dentro da plataforma com mais segurança e confiança. Existem dois caminhos para utilizar a nossa solução: com integração direta no sistema de caixa da loja ou desenhada para ser utilizada em um canal de vendas independente, dentro do próprio Whatsapp - como é o caso da solução que entregamos para o Burger King.

Tivemos a preocupação de desenhar possibilidades distintas de uso para que a solução possa ser utilizada por negócios de todos os portes, desde as grandes redes com sistema automatizado de atendimento e chatbots modernos até o pequeno varejista que assume a operação do Whatsapp Business no dia a dia para fazer vendas.

Nos dois formatos, o varejista pode receber pagamentos por carteiras digitais e PIX pelo whatsapp de forma integrada, com confirmação dos valores em tela, de um jeito simples e seguro. Entendemos a versatilidade do Whatsapp e a importância que ele pode ter para alavancar as vendas da sua empresa. Por isso, nos antecipamos e criamos uma solução para que você disponha dessa ferramenta como um canal eficiente e seguro. Quer entender como usar a Shipay para pagamentos via Whatsapp? Clique aqui e saiba mais sobre a nossa solução.

A missão da #Shipay é ser parceira nessa jornada e oferecer aos varejistas soluções simples, integradas e que facilitem o recebimento de pagamentos por carteiras digitais ou via PIX.

 

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080