-- AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços



BC divulga novas estatísticas de meios de pagamento

Por Banco Central em 22 de Junho.
 
O Banco Central (BC) divulgou um novo conjunto de gráficos na página em seu site que trata de estatísticas de pagamentos de varejo e de cartões no Brasil.
 
Anteriormente, a publicação dos dados ficava a cargo das infraestruturas de mercado financeiro responsáveis pela liquidação de determinado meio de pagamento. Ou seja, para comparar o uso dos diversos instrumentos, era necessário consolidar as informações que estavam dispersas em vários sites. A única publicação comparativa entre os meios de pagamento era a publicação anual feita pelo BC.
 
A sistemática de publicação anual continua vigente. Entretanto, a partir de agora, o BC atualizará com mais frequência os novos gráficos. A nova sistemática de publicação funcionará da seguinte forma: 
 
 
O propósito do BC é permitir o acompanhamento do mercado de pagamentos de varejo de uma forma mais tempestiva e amigável na página que acaba de ir ao ar.
 
A intenção é que o espaço facilite a análise sobre o uso dos diversos meios de pagamento e permita o acompanhamento da digitalização dos pagamentos. Para o BC, o monitoramento desses dados é importante para subsidiar a formulação de políticas públicas e a análise de resultado da regulação para incentivar a digitalização e a inovação do setor. Além disso, servirá de consulta para economistas, pesquisadores, jornalistas e demais interessados no tema. É possível fazer o download dos dados em diversos formatos distintos.
 
No futuro, o BC pretende incorporar dados históricos, anteriores a 2019, nesta página, além de agregar novas visualizações.
 
“Com esta primeira publicação, é possível verificar, por exemplo, o crescimento do uso do Pix desde o seu lançamento, em novembro de 2020, quando comparado com outros instrumentos de transferência de crédito, evidenciando a rápida adoção do novo mecanismo”, disse Breno Lobo, consultor no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.
 
Quanto ao primeiro trimestre de 2021, é possível notar a continuidade na tendência de aumento do uso do Pix e de cartão pré-pago e uma queda no uso do cartão de débito, enquanto o cartão de crédito mantém-se estável, apesar dos fatores sazonais. Já em termos de volume financeiro, nota-se que a TED, dada a sua utilização em transações de altíssimo valor, apresenta cifras significativamente mais altas que os demais instrumentos. Nota-se, ainda, que o volume financeiro de transações Pix superou o observado para os cartões.
 
Acesse a página sobre estatísticas dos meios de pagamentos aqui.

Fonte: BC

 

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080