-- AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços



BC promove série de webinars “O Real Digital” a partir de julho

Por Banco Central em 05 de Julho.
 
Como parte dos trabalhos para a futura emissão de uma moeda digital, o Banco Central do Brasil (BC) vai promover uma série de webinars a partir do mês de julho. O objetivo é debater junto à sociedade as diretrizes gerais de uma moeda digital para o Brasil publicadas pelo BC em maio deste ano, além de levantar casos de usos que possam se beneficiar da emissão de um Real digital e as tecnologias mais adequadas para sua implementação.
 
A série será composta de sete encontros, que ocorrerão ao longo do segundo semestre. Em cada encontro um tópico de grande relevância para o andamento dos trabalhos será discutido com representantes dos provedores de serviços financeiros (fintechs, bancos), provedores de tecnologia (provedores de infraestrutura tecnológica para mercados financeiros e bigtechs) e a sociedade em geral.
 
O webinar de abertura, Potenciais do Real em formato digital, marcado para o próximo dia 29, das 11h às 12h30, pretende dar uma visão global sobre CBDCs - Central Bank Digital Currencies - e discutir pontos de interesse geral sobre a emissão de um Real no formato digital. O encontro tem confirmadas as seguintes participações: Professor Robert Townsend, do MIT, que fará a fala de abertura; e o Professor Eduardo Diniz, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), e o Senhor Keiji Sakai, Country Manager da R3, na mesa redonda. Moderando o painel estará o Diretor do BC, João Manoel Pinho de Mello.
 
Confira a programação: 

 

Data Webinar

29/07/2021 Abertura: Potenciais do Real em formato digital

  A discussão sobre a emissão de moedas digitais por bancos centrais ganhou proeminência internacional ao longo dos últimos anos. O webinar de abertura pretende dar uma visão global sobre CBDCs e discutir pontos de interesse geral sobre a emissão de um real no formato digital.

Agosto/21

Cidadania, Segurança de dados, sigilo e rastreabilidade

  A garantia dos direitos dos cidadãos é um ponto fundamental para preservar a confiança e permitir o bom funcionamento dos sistemas financeiros. Esse webinar pretende discutir qual a melhor forma implementar o real digital de modo a, de um lado, garantir os direitos à privacidade e à segurança de dados pessoais e, do outro, fomentar inovações e permitir a aderência a normas de prevenção de ilícitos.

Setembro/21

Operações 
offline

  A integração do mundo online, onde todas as transações podem ser verificadas instantaneamente, com o mundo offline que permita transações finais é um desafio para a segurança do real digital. O objetivo desse webinar é discutir a viabilidade e a necessidade da incorporação de soluções dual offline ao real no formato digital.

Setembro/21

Smart contracts
, IoT e dinheiro programável

  A incorporação, ao sistema de pagamentos, de tecnologias que fomentem novos modelos de negócios é um ponto chave dos estudos sobre o real digital. E discutir os potenciais, a viabilidade e a possíveis metodologias de integração de soluções de programabilidade no real digital, bem como soluções alternativas de fomento à inovação são os tópicos desse webinar.

Outubro/21

Emissão & Movimentação

  Esse webinar de dispõe a discutir estratégias de criação, distribuição, custódia e destruição do real digital. Buscando refinar as diretrizes de funcionamento de nossa moeda digital e, além disso, avaliar os impactos dessas diretrizes sobre o sistema.

Novembro/21

Integração internacional

  O objetivo desse webinar é considerar os requisitos e estratégias necessárias ao desenvolvimento de um real digital que permita sua integração a sistemas de pagamento internacionais

Novembro/21

Tecnologias para emissão e compatibilidade com arranjos existentes

  Nesse webinar as alternativas tecnológicas e os modelos existente serão considerados com vistas a avaliar, por um lado, sua interoperabilidade com sistemas existente e a possibilidade de sua integração a sistemas de pagamentos internacionais; e, por outro lado, sua segurança e resiliência a ataques cibernéticos.

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080