-- AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços



Shipay firma parceria internacional para facilitar o uso de criptomoedas no Brasil

Se há cinco anos alguém lhe dissesse que poderia perfeitamente organizar a vida financeira sem tocar em uma moeda ou cédula, você provavelmente daria risada. Pois bem, bastou a pandemia chegar para acelerar drasticamente um movimento de digitalização dos pagamentos.

Há um ano, as pessoas se perguntavam sobre o que era o Pix, agora ele é opção de pagamento até mesmo na bilheteria do metrô. Faço essa breve recapitulação para lembrar que esse é apenas um passo da inovação acelerada, outras quebras de paradigma vão chegar em breve e é muito satisfatório ver a Shipay fazendo parte dessa revolução no mercado de pagamentos. Recentemente, fizemos uma parceria com a startup americana CoinPayments, com o propósito de facilitar a entrada de criptomoedas no mercado brasileiro.

Como a nossa filosofia sempre foi facilitar os pagamentos digitais para o varejista, com essa parceria não seria diferente. A união da experiência da Shipay e da CoinPayments permitirá que os pagamentos com criptomoedas sejam mais simples e cotidianos. O grande diferencial aqui é que este formato vai além do varejo e abrange também transações entre empresas interessadas em utilizar criptomoedas.

No comércio, o cliente poderá, por exemplo, escolher pagar uma compra com criptomoedas, mas o varejista continuará tendo autonomia para escolher como quer receber aquele dinheiro: o valor pode entrar como cripto ou ser convertido para reais. Com a parceria, o gestor de uma empresa também poderá fazer a opção de pagar uma conta usando cripto.

Em outras palavras, o varejista ou empresário amplia as opções de pagamento para o cliente, mas pode continuar recebendo o dinheiro em moeda corrente, sem qualquer tipo de complicação e com a segurança de ter todas as transações criptografadas. Com a parceria, varejistas de qualquer porte poderão ter acesso a um horizonte de 2 mil tipos de criptomoedas.

E aqui você já deve estar se perguntando quando essa possibilidade já estará disponível no varejo. Por hora, estamos aguardando a regulamentação das criptomoedas por parte do Banco Central – pauta que já está no radar da autoridade monetária. Inicialmente, elas seriam classificadas como investimentos, para depois serem transformadas em meios de pagamento.

E enquanto a tramitação acontece por lá, do lado de cá a gente se prepara para oferecer esse serviço de forma robusta ao varejo. Em linhas gerais, o ponto mais revolucionário dessa parceria é trazer as criptomoedas de um campo abstrato, como no mundo dos investimentos, para a realidade do varejo e do mercado, sempre de uma forma que facilite tanto a vida dos usuários, com transações simples, transparentes e seguras.

Hoje, a Shipay está presente em mais de 500 mil estabelecimentos comerciais e somente em 2021 já transacionou R$ 2 bilhões em pagamentos no varejo. Nossa integração permite o recebimento de pagamentos digitais (Pix e principais carteiras do mercado) em PDVs/ERPs, e-commerces e canais digitais de clientes. A americana CoinPayments, por sua vez, já transacionou US$ 10 bilhões em criptomoedas. Os números são um retrato da solidez de ambas em know-how para operar com pagamentos digitais, o que garante um serviço de ponta e totalmente seguro para o varejo.

Tudo isso parece um cenário futurista demais? Pois bem, lembre-se do que recapitulamos no primeiro parágrafo deste artigo. Até pouquíssimo tempo atrás você nunca poderia imaginar que estaria tão independente do dinheiro físico – e de repente o Pix surgiu no seu cotidiano. Nós acreditamos que a chegada das criptomoedas no Brasil de uma forma mais ampla e democrática será só questão de tempo. E quando isso acontecer, já estaremos prontos para mais este capítulo da revolução dos pagamentos digitais.

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080