-- AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços



PIX registra 1,5 mil operações no primeiro dia e tem problemas dentro do esperado, diz Banco Central

Número de chaves cadastradas chega a 60 milhões. Maior transação foi de R$ 35 mil.

 

Por Portal G1 em 03.11.20

O primeiro dia de operação do PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, registrou 1.570 operações e ocorreu com poucas percalços técnicos, afirma o Banco Central.

No dia 03 de novembro, o BC e instituições financeiras deram início à primeira fase de testes do PIX, somente com grupos selecionados. O serviço foi liberado para uma base de 1% a 5% dos clientes cadastrados, escolhidos pelos bancos.

Neste primeiro dia de operação, o BC afirma ter rastreado intercorrências de sintonia entre os sistemas do PIX e das instituições financeiras. A equipe técnica diz, contudo, que não registrou eventos que não haviam sido mapeados.

“Algumas instituições tiveram questões de conectividade nos primeiros momentos do dia, o que é normal e planejado. A quantidade limitada de clientes é para que todos possam terminar o processo de acionamento dos sistemas com a maior tranquilidade possível e impactando um número limitado de agentes”, afirmou o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Carlos Eduardo Brandt.

“É exatamente isso que estava dentro de todos os roteiros e manuais de planejamento dessa entrada em operação. O sistema do BC foi operante durante todo o tempo e funcionou de forma perfeita durante todo o dia”, disse.

Ainda de acordo com o BC, a maior transação registrada foi de R$ 35 mil. O número de chaves nesta terça-feira também chegou a 60 milhões.

Imagem: IStock

Fase restrita
A fase restrita vai até o dia 15 de novembro. Neste período, apenas alguns clientes bancários poderão realizar operações de pagamento, em horários determinados. Somente a partir do dia 16 o PIX irá funcionar integralmente, para todos os clientes cadastrados, 24h por dia, 7 dias da semana.

Os testes servem para:

  • Testar todos os casos de uso disponíveis do PIX para lançamento do sistema integral
  • Verificar o funcionamento do PIX no ambiente de produção dos bancos e do Banco Central

Segundo o BC, a maior parte das instituições liberou o serviço para a faixa mínima de clientes nesta terça-feira para ampliar a quantidade ao longo dos dias.

“A expectativa é de que, gradativamente, essa quantidade de operações vá subindo à medida que clientes vão tomando conhecimento das soluções, se familiarizando com aplicativos”, diz Brandt.

Nesta fase restrita de operações, o PIX vai funcionar somente em horários pré-definidos:

  • Das 9h às 22h nos dias 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 14 e 15 de novembro
  • Das 9h às 24h nos dias 5 e 12
  • Das 0h às 22h nos dias 6 e 13

Já no dia 16 de novembro, o PIX começará a funcionar às 9h. A partir de então, ele irá operar ininterruptamente, todos os dias do ano, 24 horas por dia.

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080