-- AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços



7 a cada 10 brasileiros reconhecem Pix como meio de pagamento, mas cartões ainda lideram em lojas físicas e virtuais.

Os usuários destacaram a praticidade e a rapidez do sistema do BC, em pesquisa realizada pela Globo


Por Portal InfoMoney em 17 dez 2020

SÃO PAULO – O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, foi lançado há cerca de um mês e vem ganhando tração. 93% das pessoas já ouviram falar do Pix, de acordo com uma pesquisa realizada pela Globo com 500 entrevistados entre 18 e 24 de novembro. Mais do que ouvir falar, 72% dos entrevistados afirmaram que sabem que é possível usar o Pix como meio de pagamento. Os entrevistados são de todas as classes e regiões do país.

O estudo mostra também que uma a cada duas pessoas tem interesse em usar o Pix. Na pesquisa, o Pix é mais associado às aquisições pela internet: 63% dos entrevistados entendem que o meio de pagamento é mais útil para compras online. Mas a intenção de uso vale tanto para as lojas virtuais (47%) quanto para as lojas físicas (44%). Isso “revela uma janela de oportunidade, principalmente para o varejo”, avalia a pesquisa.

Os usuários destacaram a praticidade e a rapidez não só das transferências, mas também da confirmação dos pagamentos. São menos informações necessárias para cada transação, e uma tela pré-confirmação aparece mostrando todos os dados da transação.

Outro dado que o estudo traz é o de lembrança de comunicação de marca sobre o Pix. Nesse quesito, os usuário precisavam apontar quais marcas ele se lembrava de ter visto anúncios sobre o Pix – e era permitido escolher mais de uma. O Bradesco ficou em primeiro lugar, seguido pelo Santander, mas acompanhados de muito perto pelo PicPay e Nubank.

Veja a tabela completa com as marcas mais lembradas:

Marca lembrada por citar o Pix em seus anúncios  Porcentagem de respostas
1. Bradesco 44%
2. Santander 42%
3. PicPay 41%
4. Nubank 40%
5. Itaú 39%
6. Caixa 36%
7. Mercado Pago 34%
8. Banco do Brasil 30%
9. Banco Inter 18%
10. C6 bank 11%
11. Next 9%
12. Banco Pan 7%
13. Nenhuma 4%

 

Outros meios de pagamento ainda são os preferidos

Apesar de entrar na competição com as formas mais tradicionais de pagamento, o estudo avalia que o Pix não deve substituir essas modalidades, “mas sim representar um ativo importante para a carteira de soluções dos bancarizados, além de trazer comodidades no processo de checkout para os lojistas.”

O levantamento apontou que o cartão de crédito parcelado é o preferido para compras online (35%), enquanto o débito sai na frente em lojas físicas (31%). O Pix ainda tem um caminho pela frente. Um estudo apresentado durante uma coletiva do BC mostra que a expectativa é de que, até 2028, 20% das transações eletrônicas do país sejam feitas usando Pix. 

 

Balanço

De acordo com os dados do BC compilados até esta terça-feira (15), 115,6 milhões de chaves estão cadastradas no sistema. Desse total, 110,8 milhões pertencem às pessoas físicas.

Segundo o estudo, considerando as opções disponíveis no Pix, as chaves são o método mais utilizado para fazer transações (62%). Elas são seguidas pelo QR Code (40%) e pelo NFC (35%), ou pagamento por aproximação.

Link original da notícia: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/7-a-cada-10-brasileiros-reconhecem-pix-como-meio-de-pagamento-mas-cartoes-seguem-reis-em-lojas-fisicas-e-virtuais/

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080